Receitas com shiitake

COGUMELOS
Produto 100% natural, saboroso e nutritivo. Contém 19% de proteínas com 100% de digestibilidade. Rico em vitaminas, fósforo, cálcio, potássio e outros minerais. Potente redutor de colesterol, inibidor de vírus da gripe e tumores do câncer.

RECEITAS
· SHITAKE FRITO
Lave-os, seque-os e coloque na chapa quente, temperando com molho de soja, limão, azeite, sal à gosto, fica parecendo um bife, é muito gostoso. Frito no óleo, alho e cebola, também é gostoso e prático.

· COGUMELO SHITAKE À VINAGRETE
Ingredientes: 200g de cogumelos, vinagre, sal, azeite, pimenta, orégano, tomate, cebola.
M.de Fazer: Colocar o cogumelo lavado em ½ litro de água, 2 colheres de sopa de vinagre e deixar ferver por 2 minutos. Escorrer e ainda quente temperar com sal, azeite, vinagre, pimenta, orégano, cebola e tomate cortados miúdo. Guardar em vidro fechado em geladeira. Pode ser usado como aperitivo ou saladas.

· SUFLÊ DE SHITAKE
Ingredientes: 200 g de shitake; 1 colher de sopa de margarina, ½ litro de leite; 1 colher de sopa de maisena; 1 ovo; sal; pimenta.
M. de Fazer: lavar os cogumelos, dourar ligeiramente em margarina e acrescentar 1 colher de maisena já dissolvida em ½ litro de leite frio e 1 ovo. Temperar com sal e pimenta a gosto e deixar ferver mexendo sempre. Retirar do fogo e colocar numa travessa untada em forno quente por mais 10 minutos.

· ESCALOPE AO COGUMELO SHITAKE
Ingredientes: 600 g de escalope de vitela; 2 colheres de sopa de manteiga; ramo de sálvia, 360 g de cogumelo fresco; 1 copo de purê de tomate; 2 copos de caldo de carne; 2 colheres de sopa de farinha de rosca.
M.de Fazer: bater os bifes p/ amaciar e passar na farinha de rosca, enquanto isso numa frigideira coloca-se sálvia e manteiga. Quando dourada, colocar os escalopes e colocar os cogumelos lavados e escorridos. Adicionar o purê de tomate e caldo de carne, temperar com pimenta e sal. Deixar cozinhar por 1 hora. Servir com arroz ou purê de batatas.

· SHITAKE RECHEADO COM CARNE MOIDA
Refogue carne moída (bovina, suína, frango ou camarão), temperada com sal e pimenta do reino à gosto, e misture farinha de trigo para dar liga. Escolha os shitakes com chapéus mais fechados, retire os talos, lave-os e escorra o excesso de água. Polvilhe a parte interna do shitake c/ farinha de trigo e preencha com a carne preparada, frite em óleo aquecido por aproximadamente 170ºC.

· SHITAKE ASSADO
Coloque os cogumelos lavados e bem escorridos em papel alumínio, vinho branco ou molho de soja (shoyu), sal e pimenta do reino a gosto, cebolinhas e salsinhas picadas e bolinhas de manteiga por cima. Fechar o papel alumínio e levar ao forno por volta de 15 minutos.

· SHITAKE GRELHADO
Lave e escorra bem o cogumelo. Leve à grelha quente, assando de ambos os lados, (em temperatura branda, levará mais tempo para assar e o shitake perderá o sabor). Faça um molho à parte utilizando o shoyu, suco de limão e nabo ralado. O shitake deve ser consumido ainda quente.

· SHITAKE COM FRANGO
Corte o frango em pedaços grandes. Aqueça o óleo numa panela e adicione as cebolas cortadas em pedaços grandes e o gengibre cortado em fatias finas. Frite por alguns minutos e junto refogue os pedaços de frango. Adicione o shitake e continue refogando. Acrescente 2 copos de caldo preparado com água, saquê, açúcar, shoyu e outros temperos a sua escolha. Cozinhe por 1 hora.

· MISSO-SHIRU DE SHITAKE
Corte o shitake em tiras de 1 cm, corte o tofu (queijo de soja) em cubinhos. Numa panela aqueça 4 xicaras de água, coloque hondashi (tempero a base de peixe) e os shitakes. Deixe ferver por 1 min.; a seguir junte o tofu. Coloque 3 colheres de sopa de misso (pasta de soja) e mexa sempre até dissolver o missô. Assim que recomeçar a ferver, apague imediatamente o fogo. Sirva bem quente em tigelinhas.

· SOPA DE SHITAKE
Corte o shitake, cebola e legumes de sua preferência (como cenoura, aipo, acelga, etc.) em fatias finas. Prepare uma sopa com caldo de carne, frango ou peixe. Acrescente os legumes e quando estiverem cozidos, junto o shitake, para enriquecer essa sopa, adicione tofu cortado em cubinhos.

· MACARRÃO ALHO E OLEO COM SHITAKE
250g de macarrão espaguete, 3 colheres de sopa de óleo, 3 dentes de alho picados, 3 ou 4 cogumelos picados, sal a gosto, cozinhar o macarrão. Fritar o alho e acrescentar ao macarrão. Fritar os cogumelos e acrescentar ao macarrão. Servir.


· SHITAKE NA MANTEIGA
100 g de cogumelos picados, 2 colheres de manteiga ou margarina, 2 cebolas picadas, 3 colheres de shoyu, sal, pimenta e salsinha a gosto. Derreter a margarina, fritar a cebola, depois o cogumelo. Acrescentar o shoyu e servir.

· PASTEL DE SHITAKE COM QUEIJO
2 colheres (sopa) de azeite, 1 dente de alho picado, 2 xicaras (chá) de cogumelo shitake picado, 1 colher (chá) de salsinha picada, sal e pimenta-do-reino moída a gosto, 1 rolo de massa de pastel (500 g), 10 fatias de queijo processado prato, óleo de soja.
Numa frigideira, aqueça o azeite. Junte o alho, os cogumelos e mexa bem. Por ultimo, adicione a salsinha e tempere com sal e pimenta. Reserve. Sobre uma superfície lisa, abra a massa de pastel, coloque um pouco do recheio de cogumelos e uma fatia de queijo e feche os pasteis. Com ajuda de um garfo, aperte as laterais e frite em óleo quente até dourar.




· MOLHO DE SHITAKE P/ CARNE
2 colheres (sopa) de manteiga, 2 dentes de alho, ½ cebola picada, 10 g shitake desidratado (cortados em tiras), 2 lata de creme de leite, 2 caldos de carne, óleo de gergelim e shoyu.
1-Deixe os cogumelos de molho p/ hidratarem (+/- 3 horas)
2-Retire o shitake da água (reserve a água, pois mais tarde será usada no molho) e fatie-os em tiras.
3-Frite o alho e a cebola na manteiga até dourarem
4-Acrescente o shitake fatiado e frite-os um pouco.
5-Coloque a água do shitake (aquela separada anteriormente)
6-Deixe ferver um pouco p/ evaporar a água e engrossar o molho
7-Coloque as latas de creme de leite
8-Coloque os caldos de carne
9-Coloque um pouco de óleo de gergelim p/dar mais sabor ao molho
10-Coloque o shoyu, bem pouco, somente p/ dar uma cor no molho
11-Deixe ferver mais um pouco e pronto.

FUJIMURA DO BRASIL S/A INDÚSTRIA DE SEDA
BR 369 KM 95 Bairro do Macuco
Fone: (43) 3524-2522- (43) 9101-1513
CORNÉLIO PROCÓPIO (PR)